Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara Criminal mantém condenação de apelante por disparo de arma de fogo em via pública

    há 12 anos

    Seguindo o voto do relator, desembargador Arnóbio Alves Teodósio, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, durante sessão na manhã desta terça-feira (17), negou provimento, por unanimidade, à Apelação Criminal nº 042., movida por José Valdemar Freitas Rolim, mantendo a condenação do apelante ao crime de disparo de arma de fogo em via pública (art. 15, caput, da Lei do Desarmamento de nº 10.826/03). No entanto, a Câmara também seguiu o voto do relator, que determinou de ofício a modificação da pena de multa, aplicada como substitutiva da pena privativa de liberdade, para prestação pecuniária, fixando-a em um salário mínimo.

    Conforme consta nos autos, José Valdemar Freitas Rolim havia entrando com uma Apelação Criminal, pelo fato de ter sido condenado, perante a Vara Única da Comarca de Bonito de Santa Fé, pelo crime de disparo de arma de fogo em via pública, ocorrido em agosto de 2006, que, durante as investigações policiais, o mesmo havia sido reconhecido por testemunhas como o autor dos disparos. Na apelação ele alegou, preliminarmente, que a denúncia, feita pelo Ministério Público, deveria ser rejeitada por ausência de possibilidade jurídica, de atipicidade do fato ou de ausência de ilicitude. No mérito, ele afirmou que o conjunto probatório era insuficiente para comprovar a versão dos fatos descritos na denúncia.

    Por outro lado, o relator, desembargador Arnóbio Alves Teodósio, rejeitou a preliminar suscitada, pelo fato de, quando da verificação dos autos, a defesa não havia se insurgido, no momento oportuno, contra a decisão do juízo de primeiro grau que recebeu a denúncia, não cabendo mais na fase processual tal alegação. Quanto ao mérito, o relator asseverou que em que pese o inconformismo do apelante, não há, data venia, como absolvê-lo, já que, ao contrário do que foi alegado, há provas mais do que suficientes a ensejar a condenação.

    "> <

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-criminal-mantem-condenacao-de-apelante-por-disparo-de-arma-de-fogo-em-via-publica/3183553

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)