Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJ concede Segurança e determina nomeação de psicóloga aprovada em concurso para o Hospital de Traumas

    há 12 anos

    O Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu a ordem, em Mandado de Segurança, para determinar ao Governo do Estado que proceda a nomeação e posse de Maria Luzia Henrique de Araújo no cargo de psicólogo do Hospital de Traumas da Capital. A Corte, por unanimidade, acompanhou o entendimento da relatora, juíza convocada Maria das Graças Morais Guedes, que considerou a existência de contratação de pessoal de forma precária para o preenchimento das vagas existentes, com preterição daqueles que, aprovados, estariam aptos a ocupar o cargo. O julgamento ocorreu na última sessão do Tribunal Pleno.

    Segundo consta nos autos, o concurso foi realizado em 2007, e a candidata obteve classificação em 14º lugar para o cargo de psicólogo, concorrendo a vaga prevista para o Hospital de Emergência e Traumas Senador Humberto Lucena. No Mandado de Segurança nº 999., a paciente alega que durante o período de validade, os 11 primeiros classificados foram nomeados. Contudo, houve três desistências e nenhuma outra convocação. De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde/Ministério da Saúde, relacionado ao processo, há 37 psicólogos no hospital, sendo sete contratados em situação precária.

    Para a magistrada, as vagas em aberto por psicólogos se mantêm preenchidas por contrato temporário, constituindo tal prática uma burla ao concurso público. Nesse caso, ainda que se pondere que a candidata impetrante, a primeira vista possuía apenas mera expectativa de direito de ser nomeada, por ter sido aprovada e classificada fora do número de vagas noticiados no edital do certame, tem agora o direito de nomeação, por se levar em conta qu e dentro do prazo de validade do concurso, a Administração Pública mantém contratados, a título precário, servidores para exercerem o mesmo cargo, explicou.

    TJPB/Gecom/Gabriella Guedes

    "> <

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-concede-seguranca-e-determina-nomeacao-de-psicologa-aprovada-em-concurso-para-o-hospital-de-traumas/3087612

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)