Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cargos de desembargador só serão providos com prévia dotação orçamentária e financeira

    há 14 anos

    Mesmo após sua aprovação, a nova Lei de Organização Judiciária do Estado da Paraíba (Loje) terá muitos de seus artigos colocados em prática, somente, no momento em que houver dotação orçamentária assegurada. Este é o caso, por exemplo, da elevação do número de desembargadores do Tribunal de Justiça, dos atuais 19 para 23. O texto foi adaptado à nova realidade jurídica do País, com base em orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    O Anteprojeto de Lei Complementar, apresentado pelo presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, é taxativo em afirmar que a implementação das medidas propostas, que acarretem aumento de despesas, dependerá da existência de prévia dotação orçamentária e financeira do Poder Judiciário do Estado.

    Outra justificativa para a alteração da composição dos membros do TJ é a de desafogar os trabalhos do Pleno. Para isso, a nova Loje não se limitou em propor apenas o acréscimo de mais quatro julgadores de segundo grau, mas, também, em sugerir ao colegiado a criação de seções especializadas, ressaltando quanto a estas últimas que a sua criação não acarretará qualquer dispêndio de ordem orçamentária e financeira para o Poder Judiciário do Estado.

    No anteprojeto, se estabelece que, até serem providos os cargos de desembargador, cada Seção Especializada será composta por oito desembargadores.

    A Loje foi apresentada aos membros da Corte no dia 3 deste mês, quando passaram a ter o prazo de 30 dias para apresentar emendas à Comissão de Organiza ção e Divisão Judiciárias. Antes, porém, o texto foi amplamente discutido com profissionais da área do Direito e aberto à sociedade.

    A íntegra do anteprojeto foi disponibilizada para consulta no site do Tribunal (www.tjpb.jus.br) e recebeu sugestões de entidades como a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Ministério Público e Defensoria Pública.

    Depois desse período, a Comissão de Organização e Divisão Judiciárias, presidida pelo desembargador Ramalho Júnior e composta, ainda, pelos desembargadores Saulo Henriques de Sá e Benevides e João Benedito da Silva, realizou inserções de sugestões ao texto.

    Por Fernando Patriota

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cargos-de-desembargador-so-serao-providos-com-previa-dotacao-orcamentaria-e-financeira/2081686

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)