Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador Marcos Cavalcanti lança livro sobre Mamanguape, nesta quinta-feira (29)

    há 14 anos

    Nessa quinta-feira (29), o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque vai lançar às 17h, no Salão Nobre Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque, do Tribunal de Justiça da Paraíba, seu mais novo livro Mamanguape: apogeu, declínio e ressurgimento. A obra tem apresentação do saudoso presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), historiador Luiz Hugo Guimarães.

    Quando assumiu a comarca de Mamanguape, o magistrado Marcos Cavalcanti, natural da cidade, iniciou uma longa pesquisa, baseada em documentos históricos, certidões, arquivos de bibliotecas, da Academia Paraibana de Letras, da Paróquia de São Pedro e São Paulo de Mamanguape, do IHGP, além de vasta referência bibliográfica.

    Mamanguape: apogeu, declínio e ressurgimento registra as três fases da história da cidade: a colonial, com fatos marcantes como a fundação da Vila de Monte-Mor, pelos portugueses e a edificação da Igreja Matriz, pelos padres jesuítas; a imperial, com o desenvolvimento econômico, político, social e religioso, tendo o ápice em 1850; e a republicana, registrando, após longos anos de declínio, a retomada do desenvolvimento, a partir de 1964, com a construção da BR-101.

    Lançamento - No último domingo (25), o desembargador Marcos Cavalcanti já havia feito o lançamento de sua primeira obra, Nobiliarquia Mamanguapense - evento que ocorreu no Centro Cultural Fênix. O livro que também homenageia Mamanguape, já havia sido lançado em João Pessoa ano passado, e agora retorna em versão digital.

    Nobiliarquia mamanguapense discorre sobre a pesquisa da árvore geneal ógica da família Cavalcanti de Albuquerque, com estudo das duas famílias em Portugal (Albuquerque) e Itália (Cavalcanti), ramo vindo de Pernambuco e radicado no município de Mamanguape, nos tempos remotos da colonização com a implantação de engenhos de açúcar e cultivo de cana.

    Trilogia Mamanguapense - Segundo o desembargador Marcos Cavalcanti, falta o terceiro livro da série sobre Mamanguape que ainda não recebeu título, mas está todo organizado, para receber o material coletado sobre as personalidades conterrâneas que fizeram história na Paraíba e no Brasil, como Padre Azevedo, Aristides Lobo, Castro Pinto, Flávio Clementino da Silva Freire (Barão de Mamanguape), entre outros, informou o magistrado.

    Além destas obras, o desembargador Marcos Cavalcanti conta com a seguinte produção: Enfiteuse: doutrina e jurisprudência, Lei de Execução Fiscal: interpretação e jurisprudência, História da Ordem Terceira do Carmo da Paraíba: 300 Anos, Coletânea Carmelita; e Hagiografia Carmelitana: espiritualidade.

    Por Kubitschek Pinheiro

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-marcos-cavalcanti-lanca-livro-sobre-mamanguape-nesta-quinta-feira-29/1990073

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)