Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Por desobediência, policial militar tem pena mantida em 3,6 anos

    há 14 anos

    Por decisão unânime, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba negou provimento a uma Apelação Criminal, que partiu da Auditoria da Justiça Militar do Estado. O apelante é o soldado PM Afrânio de Sousa Barbosa. Ele foi condenado, em 1º grau, a uma pena de três anos e seis meses, pelo crime de recusa de obediência, com base no Estatuto Penal Militar. O relator do processo foi o desembargador Leôncio Teixeira Câmara, que apresentou voto na sessão desta terça-feira (27).

    De acordo com o representante do Ministério Público, no dia 7 de outubro de 2004, estavam escalados para o serviço de rádio patrulha os policiais militares: sargento Vamberto Batista Dias, como comandante, o patrulheiro João Batista Alves e Afrânio de Sousa Barbosa, como motorista. Durante a ronda pelos bairros Castelo Branco, Praia da Penha e Altiplano, em João Pessoa, Afrânio deixou de atender a algumas ordens de seu comandante. Entre as irregularidades praticadas pelo soldado, durante a ronda, o apelante disse que não iria trabalhar de graça para ninguém.

    Na ronda do dia 9 do mesmo mês e ano, quando a viatura foi acionada para se dirigir ao bairro do José Américo, o motorista-policial seguido pelo caminho mais longo, dificultando a chegada da guarnição ao local. Essa atitude fez com que a missão dos policiais não tivesse êxito.

    Inconformada, a defesa apelou da decisão, pedindo a reforma da sentença, para que o militar seja absolvido da acusação de recusa de obediência e, alternativamente, pelo reconhecimento da continuidade delitiva com a aplicação da pena de um só dos crimes.

    Não há o que se falar em modificação no que tange a aplicação da pena, vez que foram respeitados os artigos 79 e 80 do Código Penal Militar (CPM). Assim, nego provimento ao recurso apelatório, em harmonia com o parecer da douta Procuradoria Geral de Justiça, mantendo a sentença condenatória em todos os seus termos, Leôncio Teixeira Câmara.

    Por Fernando Patriota

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações120
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-desobediencia-policial-militar-tem-pena-mantida-em-3-6-anos/1987431

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)