Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Oitiva das testemunhas da Operação Squadre segue no Fórum Criminal da Capital

    há 11 anos

    O segundo dia da Audiência de Instrução e Julgamento dos denunciados na “Operação Squadre” acontece no Fórum Criminal da Capital com a oitiva das testemunhas de defesa dos 38 réus denunciados pela Polícia Federal e Ministério Público Estadual. No primeiro dia de audiência foram ouvidas duas testemunhas de acusação, sendo as demais prescindidas pelo Ministério Público.

    Devem prestar depoimento, durante todo o dia de hoje, 42 testemunhas de defesa dos réus da Operação Squadre. Hoje foram convocadas para depor testemunhas referentes ao Grupo 02, em que existem réus presos e por isso é uma prioridade para a Justiça. Dos dez denunciados presos, sete se encontram na Paraíba e três recolhidos no Presídio Federal de Catanduvas (PR).

    As duas testemunhas que prestaram depoimento no primeiro dia de audiência, tanto o Deputado federal Luiz Albuquerque Couto, quanto o Delegado da Polícia Federal, Milton Rodrigues Neves, confirmaram a existência do esquema denunciado e relataram sobre as atividades ilícitas envolvendo o grupo como o comércio ilegal de armas e munições, assim como também a formação de milícia privada promovida por policiais civis e militares envolvidos no esquema.

    A pedido do Ministério Público e por se tratar de um processo bastante complexo a denúncia apresentada foi segmentada em três grupos, dos quais os denunciados foram incursos nos seguintes crimes; Grupo 01 – Da constituição de milícia privada e da prática de outros delitos previstos no Código Penal e na Legislação Extravagante; Grupo 02 - Da constituição de grupo armado voltado à pratica de atividades típicas de extermínio e a outros delitos previstos no Código Penal e na Legislação extravagante; Grupo 03 – Da constituição de milícia armada voltada a prática de delitos previstos no Código Penal, especialmente contra a Administração Pública e na Legislação extravagante.

    Os três presidiários que se encontram no Presídio Federal de Catanduvas (PR), e que serão ouvidos por videoconferência durante a audiência de instrução e julgamento, foram denunciados pelos crimes de comércio ilegal de armas e munições, constituição de milícia privada em concurso material de crimes previstos no art. 69 do Código Penal.

    Segundo informou a assessoria da 7ª Vara Criminal da Capital, o cronograma inicial de oitivas das testemunhas e dos réus desse Grupo 02 estão mantidas e, após essa fase, serão abertos os prazos para as partes apresentarem vistas ao processo; tanto a defesa quanto a acusação será dado um prazo para que apresentem diligências e anexação de novas provas ao processo.

    Até o fim da manhã desta terça-feira (04), foram ouvidas um total de 15 testemunhas de defesa dos réus que integram o Grupo 02. A Audiência de Instrução e Julgamento segue durante toda essa semana no Fórum Criminal da Capital.

    Gecom com Janailton Oliveira

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oitiva-das-testemunhas-da-operacao-squadre-segue-no-forum-criminal-da-capital/100546355

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)