Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Primeira Cível mantém o direito de aluno de continuar a graduação no curso de Computação da UEPB

    há 11 anos

    Em decisão unânime, a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve, nesta terça-feira (19), o direito do aluno André Sobreira Crispim de Lima de continuar a graduação no curso de Computação, oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mesmo sem ter efetivado pré-matrícula em data estabelecida pela instituição de ensino. Com a decisão os membros do órgão fracionário desproveram a remessa oficial impetrada pela UEPB. O relator do processo (001.2009.005775-1/001) foi o desembargador Leandro dos Santos.

    Na justificativa, o desembargador tomou por base a teoria do fato consumado diante da situação já estar devidamente consolidada em face de o aluno ter logrado em definitivo o seu ingresso na UEPB, inclusive, com mais de um ano de efetiva participação no curso de Computação.

    “Aplica-se a teoria de fato consumado, em observância aos princípios da segurança jurídica e da estabilidade das relações jurídicas, porquanto não é recomendável desconstituir posteriormente situação fática, quando transcorrido lapso de tempo suficiente a provocar a consolidação do fato em decorrência da demora na entrega da prestação jurisdicional, além do que a convalidação da liminar não resulta nenhum prejuízo para terceiros”, argumentou.

    Conforme relatório, o discente foi aprovado no vestibular de 2009 da UEPB, para o curso de Computação, ficando na 22ª posição, da 2ª chamada. A instituição de ensino promoveu a pré-matrícula dos alunos aprovados, ficando estabelecido o dia 20 de janeiro de 2009 como último dia para os retardatários efetivarem suas inscrições. Todavia, André Sobreira foi acometido de uma hepatite viral crônica, que o deixou em repouso e em isolamento absoluto por dez dias, fato que o fez perder o período de matrícula.

    Ele ainda alegou que muito embora tenha protocolizado requerimento administrativo explicando a situação, não lhe foi permitido realizar a matrícula.

    Gecom/Marcus Vinícius Leite

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeira-civel-mantem-o-direito-de-aluno-de-continuar-a-graduacao-no-curso-de-computacao-da-uepb/100351877

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)