Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aposentado por invalidez tem direito a proventos integrais e isenção do IR

    há 10 anos

    A Primeira Seção Especializada Cível concedeu segurança pleiteada por Iremar Bezerra, para o fim de determinar que a PBPrev restabeleça a aposentadoria por invalidez permanente em virtude de moléstia grave, com recebimento dos proventos de forma integral e paritária, bem como a concessão da isenção do Imposto de Renda. A decisão ocorreu na sessão de julgamentos do dia 16 de abril, com a relatoria do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos.

    O magistrado esclareceu que o servidor que tenha ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003 e se aposentado por invalidez, em razão de patologia grave e especificada em lei, tem direito à aposentadoria com proventos integrais, com base na remuneração em que se deu a aposentadoria.

    “Pelo princípio da livre apreciação das provas dos autos, apesar do laudo oficial estadual atestar que a doença que acomete o impetrante é passível de controle, o laudo oficial federal, corroborado por atestados médicos particulares, comprovam que o servidor é portador de cardiopatia grave”, asseverou o desembargador Lincoln.

    Assim, ficou demonstrado o direito líquido e certo a isenção do IR, conforme previsão do artigo 6o, XVI da Lei nº 7.713/88, modificada pela Lei nº 11.052/04.

    Iremar Bezerra procurou a Justiça contra ato supostamente ilegal do diretor da Pbprev que revisou a aposentadoria por invalidez com provimentos integrais, para conceder uma aposentadoria proporcional e negou-lhe, ainda, a isenção do desconto do Imposto de Renda.

    Gabriella Guedes

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentado-por-invalidez-tem-direito-a-proventos-integrais-e-isencao-do-ir/116761832

    Informações relacionadas

    Aposentadorias e reforma dominam a pauta da 2ª Câmara do TCE

    Servidor aposentado por invalidez terá proventos integrais e paridade

    JurisWay
    Notíciashá 11 anos

    Justiça concede isenção de imposto de renda a aposentado portador de alienação mental

    ALPB promulga lei que beneficia aposentados

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)