Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência de Instrução e Julgamento da Operação Squadre será retomada segunda-feira

    há 11 anos

    Na próxima segunda-feira (10) será retomada a Audiência de Instrução e Julgamento do Grupo 2 da Operação Squadre, suspensa no fim da tarde da última quarta-feira (5). A primeira fase ouviu 40 testemunhas de defesa, 2 testemunhas de acusação e interrogou um dos réus, Ademar Dias de Carvalho, que integra o grupo de réus priorizados pela Justiça.

    A Audiência de Instrução e Julgamento da Operação Squadre ocorre na 7ª Vara Criminal da Capital e teve início na última segunda-feira (3), o caso possui 38 réus denunciados pela Polícia Federal e Ministério Público Estadual.

    Dos treze réus que integram o Grupo 2, que se encontram presos, seis deles são oficiais civis e militares, três são presidiários e em encontram-se no Presídio Federal de Catanduvas (PR), e serão ouvidos por videoconferência durante a audiência de instrução e julgamento. Os demais encontram-se recolhidos em unidades judiciárias da Paraíba.

    Na quinta-feira (06) teve início a audiência de Julgamento e Instrução do Grupo1, referente aos réus que respondem ao processo em liberdade. A audiência iniciou-se com a oitiva das 10 testemunhas de acusação indicadas pelo Ministério público.

    Segunda a assessoria da 7ª Vara Criminal da Capital ainda não há previsão para iniciar a audiência do Grupo 3, referente a réus denunciados pelo MP na tipificação dos seguintes crimes: Da constituição de milícia armada voltada à prática de delitos previstos no Código Penal, especialmente contra a Administração Pública e na Legislação extravagante. Os réus desse Grupo 3 respondem ao processo em liberdade.

    Cronologia das Audiências

    Segunda Feira (03) - A abertura da audiência foi marcada pela leitura da denúncia e em seguida foi convocada a primeira testemunha arrolada no processo, o deputado federal Luiz Albuquerque Couto (PT), que foi interrogado pelos promotores. A segunda testemunha a ser ouvida na audiência foi o Delegado da Polícia Federal, Milton Rodrigues Neves.

    Ambas as testemunhas confirmaram a existência do esquema denunciado e relataram sobre as atividades ilícitas envolvendo o grupo como o comércio ilegal de armas e munições, assim como também a formação de milícia privada promovida por policiais civis e militares envolvidos no esquema.

    Terça-feira (04) - Teve início a oitiva das testemunhas indicadas pela defesa. Durante todo o dia, 18 testemunhas foram ouvidas e responderam a perguntas dos promotores do Ministério Público. Os réus acompanharam a oitiva das testemunhas sem se pronunciarem.

    Quarta-feira (05) - Os trabalhos foram reabertos com convocação das demais testemunhas habilitadas ao processo. Durante todo o dia foram ouvidas 22 testemunhas de um total de 49 habilitadas pela defesa do réus do grupo 01.

    A pedido da defesa de um dos réus, Ademar Dias de Carvalho foi interrogado antecipadamente na tarde da quarta-feira (5). Após a oitiva do réu, a sessão foi suspensa, com previsão de ser retomada na segunda-feira (10).

    Quinta-feira (06) -Na quinta-feira teve início a audiência de Julgamento e Instrução do Grupo1 e durante todo o dia foram ouvidas 4 testemunhas de acusação. A defesa habilitou 22 testemunhas em relação aos 10 réus que compõem o Grupo 1. Após a oitiva das quatro testemunhas, a sessão desse grupo foi suspensa e será retomada nos dias 30 e 31 de julho.

    A denúncia apresentada pelo Ministério Público referente a esse grupo diz respeito a tipificação dos seguintes crimes: Da constituição de milícia privada e da prática de outros delitos previstos no Código Penal e na Legislação Extravagante. Os réus desse grupo 1 respondem ao processo em liberdade.

    A operação

    No dia 9 de novembro de 2012, cerca de 400 policiais federais cumpriram 75 mandados expedidos pela Justiça, sendo 35 de prisão preventiva, dez de prisão temporária, 11 de condução coercitiva de pessoas e 19 de busca e apreensão de documentos.

    A operação 'Squadre' aconteceu simultaneamente nas cidades de João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita, Alhandra, Mari e Cajazeiras, na Paraíba, e ainda, em Recife e Petrolina, no estado de Pernambuco.

    Foram detidos, à época, 20 policiais militares e civis, entre eles um major da Polícia Militar e dois delegados da Polícia Civil. No total, a Operação Squadre prendeu 40 pessoas.

    Gecom com Janailton oliveira

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-de-instrucao-e-julgamento-da-operacao-squadre-sera-retomada-segunda-feira/100552414

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)